Políticos de Pernambuco no comando do Tribunal de Contas da União – Frederico Vasconcelos

0
6


O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará na próxima terça-feira (11) a cerimônia de posse do novo presidente, ministro José Múcio Monteiro, e da vice-presidente, ministra Ana Arraes.

Ambos nasceram em Recife (PE) e tiveram atuação parlamentar como deputados federais. Eles exercerão os cargos no ano civil de 2019, podendo ser reeleitos por período igual. Ana Arraes também assumirá a corregedoria do tribunal.

José Múcio é formado em Engenharia Civil. Ana estudou na Faculdade de Direito de Olinda (PE) e concluiu o curso de direito na Universidade Católica de Salvador.

O presidente eleito foi filiado ao PDS, PFL, PSDB e PTB. Então no PDS, foi prefeito do município pernambucano de Rio Formoso (1982/1983).

Foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República no governo Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2009).

Dedicou-se à iniciativa privada no setor da agroindústria em Pernambuco e no Mato Grosso.

Ana Arraes é filha de Miguel Arraes de Alencar e mãe de Eduardo Campos, que foram governadores de Pernambuco. Deputada federal, foi líder do PSB.

A lista de sucessão prevê que o presidente eleito seja o mais antigo da casa e que ainda não tenha assumido o posto. O TCU é formado por nove ministros e quatro ministros-substitutos. Para que o presidente seja eleito, é necessário quórum de cinco ministros.